terça-feira, 8 de maio de 2012

Cuidados básicos que todos devíamos ter para dias como hoje

Cacete, que chuva chata!
Até já ouço meu velho me dizer: "mas meu filho, se Deus manda a chuva, ele manda para as plantações, para os rios..."
Está bem, pai...mas continua sendo um porre aqui esse céu cinza, frio e deprimente. Mas é ótimo para ver um filminho e namorar!
Andar pelas ruas é perigoso, pois as poças escondem buracos em ruas e calçadas. Sempre pode vir um cretino e molhar você ao espirrar a água de uma poça. Já para o motorista, muitos cuidados devem ser tomados também para que dirigir na chuva seja agradável.

Limpadores novos e funcionando. É aqui que a manutenção preventiva faz toda a diferença. Se você trocou as palhetas velhas e/ou limpa as palhetas do seu carro semanalmente com um paninho úmido, quando uma chuva dessa cai, você não terá problemas com remoção irregular e insuficiente da película de água que fica no vidro frontal(e, no caso dos hatches, do traseiro). Além disso, seu vidro não ficará riscado. Pode ter certeza: vidro riscado é muito mais caro que um jogo de palhetas. Muito mais mesmo!
Economia é a base da porcaria, quando se economiza na segurança
 
Saiba usar o desembaçador. Primeiro, o que é embaçamento? No nosso caso, o embaçamento nada mais é que a condensação de água nos vidros. Isso acontece quando o vapor de água presente no ar entra em contato com os vidros frios e volta à fase líquida. Para evitar isso, é altamente recomendável usar o desembaçador de vidro traseiro e o ar condicionado. Assim, a temperatura do interior fica ajustada para que a condensação seja eliminada, ou reduzida severamente. Às vezes, acontece de o vidro embaçar por fora, mas aí, o limpador elimina essa manchinha incômoda. E, claro, se está frio, não vire o ar para você, e sim, para o pára-brisa.

Símbolo do desembaçador traseiro

Central de ventilação/refrigeração do novo Voyage: para ligar o desembaçador dianteiro, gire o dial da direita até a marca apontar para cima e ligue o ar condicionado.


Aderência reduzida? Reduza a velocidade também! Se o carro está  sob condição de chuva, é prudente não abusar da velocidade. Muitos de você pensam assim: "ah, pus 80km/h e não aconteceu nada." O problema é que esse tipo de comportamento gera uma lógica (falha) de que você pode pisar mais forte e NUNCA VAI ACONTECER NADA COM VOCÊ, E SIM, COM OS OUTROS. Pense assim: você sempre será o outro para alguém que pensa da mesma forma. A aderência é inversamente proporcional à velocidade do carro, então, a menos que tenha um caso de vida ou morte, ou esteja pilotando uma Lotus Exige com pneus mais largos especiais para chuva, não abuse. Ande na mesma velocidade do tráfego e não exceda desnecessariamente os limites(seus, da via e do carro).
Isso não é dirigir na chuva. E vocês(a menos que eu esteja falando para pilotos profissionais, coisa de que duvido) não sabem controlar carros tão bem assim

Choveu? Aumentou o tráfego. Isso é regra da natureza: em dias normais, algumas pessoas que têm carros preferem deixá-los em casa e ir de carona ou ônibus. Quando chove, muitas dessas pessoas não querem nem saber: tiram os carros da garagem para evitar andar e tomar água na cabeça. O resultado é previsível: mais trânsito lento e maior número de motoristas verdes nas ruas(não interessa se você tem 10 anos de carteira se só dirige 1 vez por mês). Paciência é sempre bem vinda ao volante!

Fuja do spray. Não, não estamos numa casa de tintas. Falo da cortina de água que os pneus do veículo da frente geram ao rodar em superfícies molhadas. Quanto mais perto você ficar do carro da frente, maior é o spray e maior sua desorientação. No caso de carretas, a cortina é tal que nem mesmo os limpadores dão vencimento. Sem contar que uma freada brusca do veículo da frente vai terminar, certamente, contigo na traseira dele.Não entendeu o que eu disse?


Note a cortina gerada atrás de todos os carros. Vejam o Fiesta logo atrás da Silverado(faixa central). Como está muito perto da picape, o efeito do spray é muito concentrado. Se a picape frear do nada, ele está fudido.

Faróis de neblina são pra neblina! Pode parecer idiotice, mas o número de pessoas que usam o farol de neblina(e o alto) à noite ou em chuva é enorme. De uma vez por todas: chuva não é neblina e ponto final! Use farol normal(nada de farol alto!!!) ou luz baixa, dependendo da iluminação do ambiente.
Luzes de neblina traseira(alto) e dianteira: se não estiver rolando neblina, não as use!!!!

Ah, só pra constar, neblina é isso:
Nada de ligar esse interruptor com chuva também:
Farol alto

Pneus gastos, não! Tem gente que se contenta em pagar 100 reais para fresar pneus. Há quem pague 200 por um jogo vagabundo lá da casa do cacete(entenda-se China, Taiwan, Coréia do Sul, etc...).
Honestamente, vamos por partes:
  • Fresar pneus: arte milenar dos borracheiros das BRs da vida. Consiste em pegar um pneu careca(gasto, portanto) e enfiar sulcos manualmente e sem nenhum critério. Vamos entender isso direito: cada pneu tem seus sulcos(não sabe o que é sulco? Pesquise puta que o pariu!). São projetados por computador para gerar aderência, dissipação de calor e escoamento de água otimizado dependendo do tipo de veículo, carga e performance. Se você conhece um borracheiro que leve tudo isso em conta na hora de fresar um pneu, mande o currículo dele para a Pirelli.
Pneus fresados e largos: tem gente que gosta de correr, mas não gosta de investir em segurança: receita para uma tragédia. As marcas grosseiras são claramente visíveis.

Pneu fresado é intrinsecamente inseguro: como a banda de rodagem original acabou, o cara aprofunda as canaletas pré-existentes(ou cria outros sulcos) e manda ver. Às vezes esse pneu não aguenta rodar mais de 100km. Temperatura alta e imperfeições pequenas na pista podem fazê-lo explodir sem grandes esforços. Preciso explicar o que isso pode acarretar, numa pista, ainda mais molhada?
  • Pneus vagabundos: não se pode esperar a qualidade de um Pirelli, num pneu Ling Long ou Nankang. Investir em um jogo de pneus de uma marca ruim vai te gerar uma solução muito mais cara que a fresagem e o desempenho do conjunto ficará longe do que se teria com um jogo Michelin, por exemplo. A resposta? Pesquise em várias lojas e se planeje para ter o melhor custo-benefício. Na hora de trocar os pneus, não economize. Afinal, é um gasto que você faz só de 4 em 4 anos, a menos que você seja piloto de drift(aí você troca o jogo a cada 10 minutos).As marcas que eu mais recomendo são: Toyo, Pirelli, Continental, Kumho, Michelin, Dunlop, Goodyear, Yokohama, Bridgestone e Firestone. São caros? Depende. Quanto vale sua vida pra você?
    Ah, não esqueça de manter os pneus calibrados!
Por fim, além das regras de direção com tempo seco, não esqueça de não passar com o carro muito perto e muito rápido perto da sarjeta para não jogar água nos pedestres.
A foto é engraçada até o dia em que alguém lhe der um banho desses.

Se o carro está todo checado, pneus bons, você vai dirigir com atenção e você TEM que sair de casa, manda ver numa música agradável e boa condução!

NdA: para dias de chuva como esse, Jazz, Blues e Bossa são ótimas pedidas. Mas o melhor mesmo é ficar em casa, vendo filminho, namorando e comendo pipoca. Cadê meu DVD do Band of Brothers..?

Um comentário:

  1. A ultima foto é a pior...nada mais triste que estar a pé e passar um mal educado jorrando água de propósito!!! Tinha que ter multa pra isso também!
    NaNa

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