quinta-feira, 22 de março de 2012

Provinha

Resolvi matar as saudades e ver a prova teórica do Detran. À época que fiz, é mamão com açúcar(não sei como alguém com ensino médio completa não passaria numa prova ridícula dessa.

1) Os veículos que vem da direita tem preferência de passagem, quando não houver sinalização, em:    


Não tem o que discutir: nas vias que se cruzem, sem sinalização, a preferência é de quem vem à sua direita. O problema é se vierem 4 carros ao mesmo tempo, aí dá um deadlock.

2) A poluição característica dos veículos movidos a óleo diesel é a forte emissão de:    

Se alguém marcar a letra "d" merece voltar pro ensino médio.

3) O uso da luz amarela isoladamente significa que o condutor deve:    

Eu marcaria "b", mas 60% das pessoas se amarra na letra "a"

4) Na presença de sangramento abundante, qual o cuidado indicado?    

Puta merda...Eu nem sou da área de medicina, mas fazer torniquete, só em caso de amputação de membro; deixar que pare sozinho é uma piada...se o cara está se esvaindo em sangue, ele não vai coagular a tempo; hidratar a vítima é ótimo!!!! A pessoa perde sangue e fica com sede? Até quem já viu filme de ação deve ter notado que, quando alguém é baleado, fazem compressão no local do ferimento. Próxima...

5) Todo condutor, antes de entrar em outra via, deverá:    



Ah, pelo amor de Deus, né? "C" e "d" estão fora, simplesmente por não fazerem sentido. A alternativa "a" é pegadinha e até poderia ser a resposta, se não fosse a "b" ser muito mais completa. Se bem que, dar seta e entrar, no melhor estilo seja o que Deus quiser é o que boa parte das pessoas faz.

6) A placa que informa ao condutor de veículo que, adiante, os fluxo de tráfego de via passam a ser separados por canteiro central é:
   

 Sinceridade? Não entendi muito bem as alternativas. Parecem estar certas as "a" e "b", mas eu apostaria na primeira, já que a idéia de duas pistas correndo são mais suscetíveis a serem divididas por canteiro central, que todas as demais situações. Se você marcou a "c", só lamento(não faz nenhum sentido).

7) Em uma estrada, um motorista depara-se com um acidente ocasionado pela colisão de dois ônibus. No interior dos veículos encontram-se algumas vítimas, queixando-se de fome, sede e dores musculares. Nesse caso, a conduta correta do motorista, além de sinalizar o local e chamar o socorro médico, deve ser:
   

Cara, se você não é médico, você automaticamente não pode nem pensar em marcar as letras "b", "c" e "d". Além disso, como você garante que não estará dando comida salgada para um hipertenso, doces pra um diabético ou analgésicos que ninguém vai rejeitar? Por fim, de onde você vai tirar comida para alimentar todo mundo no ônibus?


8) No acidente ocasionado pelo desrespeito à sinalização, pode-se afirmar que houve:
   
 Cara, pena que não há a opção "Todas as alternativas anteriores". Falta de atenção e fadiga pode acontecer e você pode ignorar placas para chegar logo a um lugar pra descansar. Incapacidade de dirigir é óbvio que houve, pois quem não obedece a sinalização, não devia estar atrás de um volante. Imperícia não seria muito o caso, dado que dá a idéia que a pessoa se atrapalhou no comando do carro. Como imprudência é a mais abrangente das respostas, seria ela.

9) As placas de regulamentação tem por finalidade:
   

Ah, não saber isso não é nem desconhecer o CBT, é não saber português e semântica. "b" na veia.

10) É dever de todo condutor de veículo:
   





Quando cai uma dessas, eu acho que o avaliador está me sacaneando. Gente, é puro bom-senso: desde quando eu tenho que dar passagem pela direita, se é proibido ultrapassar por esse lado(não estamos na Inglaterra, Japão ou Austrália...)? Usar Farol alto nas vias com iluminação pública é desnecessário, pois o farol alto não foi feito pra isso(embora muita gente trafegue assim). Usar buzina para chamar alguém...Ah, caramba! Quer chamar alguém, estacione em lugar apropriado e ligue, bata palmas, chame...Buzina é pra advertir outros condutores e pedestres, ciclistas, etc...
Apesar de já ter visto todo mundo fazer isso, a alternativa correta é "b".

11) A placa R-21 regulamenta:    

 



 Poxa, nem tem uma corrente representada; sentido de circulação? Como, se não há uma seta indicando o tal sentido? Passagem obrigatória é uma seta inclinada para baixo(a 335°, mas isso não importa). É alfândega e ponto final. Essa placa é difícil pois não vemos no ES, dado que não estamos em zona fronteiriça com nenhum país.

12) O melhor local, no corpo humano, para se verificar a pulsação é:    



Quem marcar "a", tem que pedir pra sair...Mas reconheço que é meio complicada essa. Se alguém não notar, pode ver que a letra "b" fica de fora, pois a pulsação se mede no pulso, e não no punho. Eu tentaria a "d".

13) O motorista defensivo deve saber que, para realizar ultrapassagem segura precisa avaliar, pricipalmente, a:    



Hum...Nâo existe distância obrigatória pra se ultrapassar...Minha perícia não conta para a manobra(qualquer um pode realizar uma ultrapassagem). O fato de eu ter que fazer a manobra não se enquadraria na resposta, ainda mais em se tratando de um motorista defensivo. Por pura eliminaçã e por bom senso, é a letra "a".

14) Quando o ciclista for passar por um veículo estacionado à direita na via, recomenda-se:    



Se o carro está parado, pra que deveria acelerar? Pra suar mais? Por que eu iria para bem no meio da pista adjacente à da direita, se isso bem pode ser a famosa contra-mão? Ciclistas montados em suas magrelas não podem circular na calçada: só se descerem e as empurrarem. É "c".

15) Para ultrapassar e, somente pelo espaço necessário para esse fim o condutor do veículo automotor poderá:    



Velocidade máxima não pode ser excedida, embora praticamente todos os façam sem nenhuma justificativa plausível(como levar um doente pro hospital). Acostamento é para encostar o carro defeituoso ou, eventualmente, umcarro de mergêngia ter uma via livre quando precisar enfrentar um congestionamento(e estiver em missão de resgate). A "d" é a melhor. Quem que ultrapassa em marcha à ré?

16) É importante conhecer as leis de trânsito e as regras de circulação e conduta para:    



hahahah...Nesse blog, eu faço muito a letra "d".
Se você errar essa, suicide-se.

17) Uma atitude que favorece uma boa interação social no trânsito é:    



Sem comentários.

18) Alem dos órgãos especializados que se empenham na preservação do Meio Ambiente também é responsável:    



Ser ninguém notou, faltou acento agudo em "Além"(no enunciado). Vamos ver...
A "a" não é: você já viu um caminhão plantando uma árvore? A"c" não é, embora os guardas noturnos também devam preservar o meio-ambiente. E "d" está fora: já viu uma placa de "proibido estacionar" regando ajudando as tartaruguinhas do projeto TAMAR?

19) São equipamentos obrigatórios dos veículos:    




Aqui, eu não concordo com nenhuma: antigamente, houve aquela história de obrigar os motoristas a andarem com os kits de primeiros socorros para uma fábrica desses kits faturar horrores às nossas custas(ou algum de vocês aprendeu primeiros-socorros nos CFCs?). Enfim, creio que não sejam mais obrigatórios... Até porque quem não tem intimidade com o assunto nem deve mexer com isso para evitar fazer besteira. Outra coisa: carros antigos não são obrigados a adaptar encostos de cabeça, logo, eles são desobrigados a usar tal equipamento(costante apenas nos carros mais novos). Eu colocaria "NDA", mas como não há essa opção, eu poria a "c", à contragosto. Creio que essa questão mereça uma reformulação no enunciado, explicitando que se fala de veículos 0km.

20) A finalidade da suspensão e dos amortecedores é manter a estabilidade do veículo. quando há desgaste desses ítens do veículo:    



Enfim, uma questão de mecânica. Acho que o currículo deveria privilegiar mais aulas de mecânica básica do carro. Quem não sabe nada de carro, fica absolutamente perdido nessa.
Suspensão não tem nada a ver com direção nesse caso. Nem com arrefecimento.Nem da transmissão. Sobra a letra "c"(só que o povo do Detran precisa separar as palavras "emfrenagens". Para quem manja de mecânica um pouco, é uma questão boba.

21) O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:    



Essa questão é ótimo, pois 90% das vezes que vejo um pisca-alerta ligado na rua, não é carro com defeito, ou acidentado.
A letra "b" é o que a galera mais faz de errado com o pisca alerta. A "c" está errada... A "d" é ridícula.

22) Em um acostamento da rodovia, ao fazer reparos na parte elétrica de seu veículo, um motorista lesou sua mão com uma ferramento, ocasionando sangramento abundante. Como medida de primeiros socorros para estancar o sangramento, ele deverá:    



"(...)lesou com uma ferramento,(...)". Começou bem, hein, Detran...!?
Essa aí é a mesma da questão "4". Mas vamos comentar as novas alternativas:
"a": o cara se cortou como? Com uma moto-serra?
"b": certa
"c": de onde vou tirar água quente para fazer compressa? Do radiador com água a bem mais de 100°C? Claro...aí é um sangrando e outro com queimaduras...
"d": Imagina a cena: o cara com a mão sangrando e eu falo "ah, mexe a mão como se estivesse se masturbando"...

23) Anselmo tem muito cuidado com seu veículo. Mora em uma rua de duplo sentido de circulação, quase na esquina com um cruzamento, onde há grande fluxo de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. O espaço de sua garagem é muito apertado. Durante o dia, Anselmo tem o hábito de deixar o veículo estacionado em frente à sua casa, bem "colado" ao portão, com os dois pneus direitos sobre a calçada, a fim de evitar colisões em seu veículo. Conforme o CTB e os preceitos da direção defensiva, Anselmo está:    



Quantas vezes eu tenho de dizer que parar com o carro parcial, ou totalmente na calçada(sem estacionamento) é infração? Porra, Anselmo! Lê meu blog...


24) Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é uma:    




Putz, detesto essas questões, pois são de decoreba. É "c", mas devia ser "d".


25) A faixa que se destina a ultrapassagem em uma pista de rolamento com várias faixas de trânsito no mesmo sentido é:    



"b" e ponto final.

26) Sandoval, motorista defensivo, está trafegando à noite por uma pista de sentido duplo de direção, sob uma forte chuva. Na pista há acúmulo de água no asfalto, formando grandes poças d'água. Nessas condições adversas, dirigir um veículo requer muito cuidado e perícia. Neste caso, para evitar o efeito da aquaplanagem, Sandoval deverá:    



Nossa, é mais fácil que comer paçoca: "b". Se você marcou errado, ou está em dúvida, você não está pronto para tirar carteira.

27) Sendo um local permitido, um automóvel pode estacionar:    



No dia-a-dia, a galera se amarra em fazer a "d" e "b". Mas o certo a fazer é "c".

28) Parar em um cruzamento porquê vem vindo apenas uma moto, significa que você, condutor de veículo, como cidadão, dá valor:    



Cara, na prática, eu marcaria "a", pois tem uns motoqueiros que só buzinam no cruzamento e passam voando, além de se jogarem em qualquer canto possível e imaginável, muitas vezes surgindo de onde menos se espera. Mas a resposta é "d", com seu blá-blá-blá politicamente correto.

29) Quando o condutor sentir que o pedal do freio está muito baixo, dando a sensaçao de perda de freio, uma das causas prováveis poderá ser:    



Essa, mesmo pra quem não saca NADA de mecânica não deveria errar pois, se o problema é no pedal do FREIO, então temos de procurar a alternativa que fala do sistema de FREIO.

30) As placas que tem a função de educar condutores e pedestres quanto ao seu comportamento no trânsito são as:    



As placas que educam são as educativas...Ó...........
Próxima pergunta: com que que se fabricam os colares de PÉ-RO-LAS?

NdA: nunca fiz 30 pontos nos simulados, só na prova teórica mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário