terça-feira, 13 de março de 2012

SINIAV neles


Está para chegar um novo sistema de identificação veicular, o SINIAV. Ele consiste de um chip de RFID(identificação passiva por rádio-freqüência) que será instalado em toda a frota nacional até 2014.
Esse chip vai ser colado ao pára-brisas (em automóveis) e em outros cantos(em motos, caminhões, carreta, ônibus, etc...).
O que interessa é saber o porquê disso. E quanto vai custar.
Bom, a vantagem intrínseca é que os automóveis serão mais dificilmente clonados, já que quem o fizer, além da placa, terá de reproduzir o código do chip(que, espero, tenha uma criptografia fdp de quebrar).
Além disso, assim que um carro for identificado como sendo "hostil"(em posse de bandidos, ou participando de rachas), um alerta pode ser emitido às viaturas nas imediações para que o parem, tornando a vida dos criminosos(e infratores) mais complicada. Mas essa parte não será implementada num primeiro momento, pelo visto, dado que exige que todas as RPs tenham uma antena, um transceptor e um decodificador para que possam "interrogar" os carros ao seu redor.
Antes que perguntem: não, o chip não terá informações pessoais, apenas dados concernentes ao Detran, como placa, situação de pagamento dos débitos, restrição, etc...
Com um pouco mais de visão, muitas outras funcionalidades mais úteis para nós, motoristas(não vou falar antes de patenteá-las).
Quanto custará: cerca de 5 reais, provavelmente a serem adicionados ao licenciamento anual. Só não sei ainda se será renovado anualmente.
E não tentem remover o identificador, pois ele será construído de tal maneira que, se for descolado de sua posição, será inutilizado na hora e você terá de ir ao Detran, gastar mais 5 mangos para arrematar outro.

Explicação do funcionamento do SINIAV feita por alguém que desenha mal pra cacete.

O autor acha que "Silêncio! Minhas anteninhas estão detectando a presença do inimigo" será o novo jargão da Polícia de Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário