quinta-feira, 8 de março de 2012

Subindo o nível...

Parece que os cariaciquenses(eu acho que é isso...) estão pedindo ao Governo do Estado, que elevem a altura da nossa amada Cinco Pontes/Ponte Florentino Avidos. Segundo os representantes de Cariacica, há a vontade de eles construírem um píer do seu lado da baía para trafegar cargas entre as margens, liberando dessa maneira, os caminhões de ficarem transportando cargas pesadas demais pelas ruas e avenidas na área que abrange Paul-São Torquato-Porto Velho-Ilha do Príncipe.
Sinalizando positivamente, estudos já estão sendo feitos para que se analise a viabilidade e execução da empreitada.
Tecnicamente, não é tão complicado(em teoria)  fazer esse levantamento: por ser uma estrutura  facilmente segmentável, cada seção da ponte pode ser erguida por macacos hidráulicos (separadamente) até que a extensão e reforço dos pilares originais sejam feitos. Depois de 5 operações como essa e o levantamento de ambas cabeceiras, o projeto estaria concluído. Pelo tamanho da ponte e com a tecnologia disponível, eu chutaria que essa obra estaria pronta, no máximo, em 2 anos (se pegarmos o fator maracutaia e somarmos ao fatores obra pública e empreiteira, poderemos ter uma obra que se arraste até por uns 4 a 5 anos...).
Em amarelo a provável área afetada pela elevação da Ponte Florentino Avidos

Acho ótima, essa intervenção. Mas creio que o governo pode cometer um erro sério. Eles vão interditar a Cinco Pontes no processo? Óbvio. Isso vai aumentar (muito) o trânsito na Segunda Ponte? Claro. Mas como não se pode fazer um omelete sem se quebrar os ovos, por que não aproveitar o tempo em que se fará uma intervenção dessa magnitude e não se duplica a ponte?
 Em azul, a área que seria afetada, se a duplicação da ponte for feita

Como parte do novo projeto do Portal do Príncipe, o alargamento da ponte seria de imenso impacto positivo em termos de tráfego. E boa parte do projeto não afetaria as construções pré-existentes, tomando um pedaço de estacionamento da rodoviária e uma pequena construção pelo lado de Vila Velha.
Mas como seria feito?
Analisando bem por cima(já que a área civil não é minha especialidade):
  • Fase0: construção de seções de pista em local especial(provavelmente, em alguma chata, para serem elevadas por guindastes, encaixadas, parafusadas e soldadas à estrutura original e aos pilares (que seriam reforçados)
  • Fase1: reforço e alargamento dos pilares(não necessitaria de intervenções no trânsito)
  • Fase2: interdição da pista pelo lado de Vila Velha, e interdição parcial da  Av. Alexandre Buaiz, para duplicação. Desmonte da estrutura metálica alemã original e armazenamento da mesma.
  • Fase3: encaixe das novas seções de pista pré-moldadas(ao todo, a ponte renovada deveria ter ciclovia, passagem de pedestre, acostamento e 2 faixas de rolamento)
  • Fase4: remontagem das estruturas metálicas (originais nas laterais e novas nas transversais).
  • Fase5: pintura, acabamento e paisagismo. Inauguração.
Aí sim, teríamos uma obra de vanguarda. Um desafio da engenharia que aumentaria a qualidade de vida, com impactos relativamente leves e que manteria o design original, preservando a história.
Bom, é esperar pra ver o que vai sair.

O autor acha que sonhar não custa nada.

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