Versão original...
...e sua versão dub style!
Equipado com 4 amortecedores com bolsões de ar, o DS conseguia variar sua altura em vários centímetros, usando um sistema engenhoso que empregava esferas e nitrogênio. Cada suspensão era independentes a sua estabilidade era um mito: ele deixava muito esportivo comendo poeira nas curvas, na neve e na terra. Com esse desempenho, não é de se admirar que o DS logo ganhasse as pistas e fizesse muito bonito!
Dirigir o DS era algo totalmente fora dos padrões. Uma "caixinha de surpresas" pode exemplificar melhor do que estou falando: as portas não têm moldura para as janelas(algo comum apenas em alguns cupês), o volante tem um raio só, a ignição é à esquerda, o freio-de mão é no chão, o velocímetro contém uma escala com a distância de frenagem x velocidade. A ampla área envidraçada consegue aumentar ainda mais o (já imenso) espaço interno: com 3,13 de entre-eixos, ele deixava 5 pessoas confortavelmente espalhadas(coisa que carros atuais não deixam, com raras exceções). Mesmo com uma grande distância entre os eixos frontal e traseiro, seu raio de curva é o mesmo de um fusquinha!
Antes que eu me esqueça, o DS nivelava automaticamente os faróis(dependendo da carga) e os faróis orientavam-se em curvas, para o motorista não perder nenhum detalhe da mesma. Isso já em 1967!
Com tamanha aceitação na Europa, o DS teve versões mais simples(ID19), conversível, perua, turbo...
Mas e o que isso tem a ver com o blog?
Simples: o mundo está em polvorosa com a apresentação do belo Citroën DS3. Chegando ao Brasil esse ano, o belo hatch vem com muito charme e equipamentos para conquistar os seus futuros donos em potencial, situando-se entre o 500 e o Mini. Agora, se ele realmente será digno de suceder o DS, eu tenho lá minhas dúvidas.
Segundo a Citroën, ele não irá predar o espaço do C3 e C4, mas é provável que isso ocorra, especialmente na última linha, já que a marca fala em uma "família DS". Quem tem um C4 top de linha que se prepare para uma desvalorização mais acentuada de seus veículos quando os DS3 desembarcarem...
NdA: pelo o que eu saiba, há 1 DS em circulação aqui na Grande Vitória. E foi um momento único vê-lo passar bem devagar, pelo meu lado. Silencioso, baixinho, estiloso. E cheio de histórias para contar.
Avec elegance, naturellement!
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